Metas, prazos a cumprir, bom trabalho em equipe. São muitas as exigências e pressões diárias do mundo corporativo, não é mesmo? Por isso, para amenizá-las e estimular a criatividade dos colaboradores, um ambiente tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas: a área de descompressão.
Cada vez mais as empresas passaram a adotar áreas de descompressão aos funcionários, pois se sabe que aumentam a produtividade, o foco e a criatividade, ajudam nas metas de lucratividade do negócio.
Quer saber como isso é possível? Então, continue a leitura e descubra se essa solução é mesmo ideal.
O que é área de descompressão e para que serve?
Em primeiro lugar, a sala, espaço ou área de descompressão é um ambiente projetado dentro das empresas, onde os colaboradores podem relaxar em momentos de estresse.
Então, trata-se de uma estratégia pensada com o objetivo de aumentar a satisfação e a produtividade do time. Assim, os funcionários podem fazer uma pausa e retornar ao trabalho mais tranquilos e com as ideias renovadas.
Por que ter uma área de descompressão?
Dentre as principais vantagens que uma sala de descompressão pode oferecer à sua empresa, estão:
- Aumento de produtividade;
- Diminuição de doenças e afastamento de pessoas por estresse;
- Maior satisfação dos funcionários;
- Melhor integração da equipe;
- Estímulo à criatividade e à solução de problemas.
Por isso, apesar de a princípio parecer um ambiente muito diferente – e até desconexo – em relação a outros, a área de descompressão de fato traz importantes ganhos.
Com efeito, os funcionários se sentem valorizados por terem uma espaço pensado para eles, para que eliminem ou reduzam o estresse. Consequentemente, se tornam mais engajados no trabalho, pois ficam mais felizes e satisfeitos.
Além disso, fazer pausas programadas, intercaladas a períodos de foco total, é uma prática benéfica para o cérebro e para a produtividade. Por isso, existem diferentes técnicas de gestão de tempo, como a do pomodoro, desenvolvida em 1988 pelo italiano Francisco Cirillo. Nela, para cada 25 minutos de foco total faz-se uma pausa de 5 minutos. Inclusive, pode-se utilizar despertadores ou aplicativos de celular para contar esse tempo.
Sem dúvida, funcionários que colocam em prática esse tipo de estratégia, especialmente em um ambiente próprio para isso, produzem mais e melhor. Sem falar que se afastam menos do trabalho com atestados médicos, pois ficam de fato menos doentes. Da mesma forma, se sentem motivados a trabalhar em equipe, mais integrados, focados na solução dos problemas e criativos.
Vale avaliar tanto o perfil e a cultura empresarial, quanto dos funcionários antes de ter a certeza de que essa solução pode ser mesmo a mais apropriada para o momento. Tão importante é também o planejamento arquitetônico por profissionais para que o relaxamento e a produtividade sejam efetivos.
Na sua empresa há um espaço de descompressão? Deu vontade de ter uma sala dessas em seu escritório.
Se gostou deste conteúdo, compartilhe para que outras pessoas também aproveitem essas informações.